Controle de Alarmes: a evolução do monitoramento interativo
- Fernando Borba
- 14 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Pesquisas mostram que este ano, mais uma vez, a procura por sistemas de segurança eletrônica está crescendo. E é assim, desde a década de 70, quando se tem notícia das primeiras instalações de câmeras de segurança, que foram em Nova York. Confira hoje a evolução do monitoramento interativo e como se desenvolveram os controles de alarmes.
As primeiras câmeras de segurança precisavam ser monitoradas todo o tempo por equipes de profissionais. Depois, evoluíram para as gravações em fitas cassetes até que, hoje em dia, todos os vídeos ficam armazenados na nuvem, como mostramos no artigo Câmeras – A nova era: gravação em nuvem e análise de vídeos. (link para artigo)
A evolução dos alarmes – monitoramento interativo

Os alarmes também evoluíram muito e o conceito desses aparelhos surgiu há muito e muito tempo atrás, quando a humanidade ainda nem sonhava, sequer, com a energia elétrica.
Até hoje se utiliza técnicas de alarmes primitivas, principalmente soldados e aventureiros. Uma dessas técnicas é pendurar objetos barulhentos, presos a fios imperceptíveis, cercando um determinado perímetro na mata. Assim, quando o invasor ultrapassa os limites estabelecidos, o barulho dos objetos desperta a atenção do instalador e também espanta o invasor.
O conceito não mudou, mas a tecnologia melhorou, e muito, a forma de instalar alarmes. E também aumentou drasticamente as funcionalidades e aplicações desses dispositivos.
Alarmes modernos – funcionalidades disponíveis
Com o advento da tecnologia mais moderna, dos computadores, a inteligência artificial e a internet, hoje os alarmes conseguem desempenhar um papel fundamental na segurança das propriedades, não só contra invasores, como também no monitoramento das atividades familiares.
As centrais de alarmes oferecem recursos básicos e avançados que funcionam melhor do que a força de trabalho de vários humanos, oferecendo muito mais que segurança patrimonial, mas tranquilidade em relação ao bem e à família, pois o usuário pode estar ciente de tudo a qualquer momento, com os sistemas de monitoramento interativo e câmeras de segurança.

O controle automatizado permite controlar o sistema e o imóvel: acendimento de luzes, trancamento das portas etc. tudo de forma automática, rápida, na palma da sua mão. A automação residencial é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios que você tem, significando, também, economia, uma vez que é possível, por exemplo, programar o acendimento e o apagar das luzes.
O monitoramento interativo permite o acesso ao trancamento e destrancamento do imóvel de forma remota, permitindo que outras pessoas acessem o imóvel a qualquer tempo, mesmo que você não esteja lá. Obviamente, toda a visita pode ser monitorada através das gravações na nuvem.
Você já pensou, pensou e ainda não conseguiu decidir qual é o melhor sistema de alarmes para a sua casa ou o seu negócio? Deixe a sua dúvida aqui embaixo nos comentários que iremos te ajudar!
Comments